Blog da Rádio Comunitária Campeche

trio

“Rezo” é cultura catarinense

Show musical “Rezo” circula por cinco cidades catarinenses. Trabalho autoral inspira-se em saberes populares transmitidos por gerações de mulheres. Entrevista com Natália Pereira, uma das integrantes. As musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira iniciam uma nova temporada de

Show musical “Rezo” circula por cinco cidades catarinenses. Trabalho autoral inspira-se em saberes populares transmitidos por gerações de mulheres.

Entrevista com Natália Pereira, uma das integrantes.

As musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira iniciam uma nova temporada de apresentações com a circulação do show “Rezo” por cinco cidades de quatro mesorregiões catarinenses. A turnê começa em Imbituba, na sexta-feira (25), passou por Florianópolis no sábado (26). Em agosto, o projeto
chega a Joinville (13), Balneário Camboriú (16) e Canelinha (em data a confirmar). Todos os shows têm entrada gratuita e acessibilidade em libras.

Essa circulação, assim como o álbum homônimo concebido pelo trio com direção musical da joinvilense Ana Paula da Silva, celebra as tradições culturais populares catarinenses, com ênfase nas protagonizadas por mulheres. A iniciativa fomenta a música autoral, valoriza a diversidade cultural e exalta a riqueza das manifestações do estado, como a capoeira, o terno de reis, o catumbi, o ofício das benzedeiras, a ratoeira, entre outras.

O projeto “Rezo” surgiu em 2021, a partir da pesquisa de Bárbara e Natália sobre cantigas populares e tradições orais femininas. Com a chegada da violonista Marcela Backer, em 2022, o grupo passou a desenvolver arranjos e composições autorais que deram origem ao disco. Juntas, elas cantam, tocam e (re)criam, em um processo contínuo de pesquisa e valorização da cultura popular.

“Rezo é um convite para olharmos para as raízes que moldam nossa identidade. As tradições que celebramos atravessam gerações e guardam saberes essenciais da nossa cultura. Ao trazê-las para o palco, ressaltamos a força das mulheres na preservação desses patrimônios imateriais e ampliamos a representatividade feminina na música — também por meio das artistas convidadas que se somam a nós nos shows”, destaca Bárbara Kristensen, musicista e proponente do projeto.

A proposta cultural é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

Sobre as artistas
Bárbara Kristensen é musicista, mestra em Educação (IFC, 2023), percussionista formada pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí, educadora desde 2002 e produtora cultural desde 2008. É autora do livro
Capoeira Afinada, produtora do disco Sons da Capoeira – Ecos de Santo Amaro e integrante de projetos como Cangoma e dos coletivos Ecos de Santo Amaro e Ayomidê. Desde 2021, atua como consultora em cultura no consórcio CIM AMFRI.

Marcela Backer é compositora, arranjadora, violonista, professora e produtora cultural. Mestre em Música pela Udesc, tem licenciatura e bacharelado em Música com ênfase em violão. Atua na educação musical desde 2015 e tem trajetória marcada por pesquisas, publicações e projetos ligados à cultura popular. Fundadora do Duo Backer, com dois discos lançados — um deles entre os 100 melhores da música brasileira de 2014 —, é também autora do livro infantil Ukule… o quê? e idealizadora do teatro musical A Modernista.

Natália Pereira é cantora, compositora e produtora cultural, formada em Canto e especialista em Educação Musical. Desde 2015 integra a Cia Experimentus Teatrais e é idealizadora do Festival Cultura Popular – Formação e Partilha. Produziu o espetáculo e CD Vem ver nosso boi brincar, em homenagem a seu avô, o mestre popular Arnoldo Cueca, cuja memória também celebra no livro Cantigas do boi de mamão catarinense e na plataforma Memorial Arnoldo Cueca.

Agenda de apresentações do show musical Rezo:
Joinville – 13 de agosto (quarta-feira), às 19h30, na Casa de Cultura Fausto
Rocha Júnior (Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu), com participação de Ana
Paula da Silva
Balneário Camboriú – 16 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro Municipal
Bruno Nitz (esquina com Avenida Central, Rua 300), com participação de
Rafaela Backer e da violinista Caroline Levien
Canelinha – Data e local a confirmar

O trabalho está no Youtube

 

Informações adicionais:
(47) 99986-4106, Natália Uriarte Vieira – assessoria de imprensa DRT 3085

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
radio-comunitaria-campeche-logo-contabilidade-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-apoidor-escola-engenho
radio-comunitaria-campeche-logo-jornal-do-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-efaz-escola-da-fazenda
radio-comunitaria-campeche-logo-apoidor-sufocos
radio-comunitaria-campeche-logo-compre-camiseta-radio-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-advogada-celina-duarte-rinadi
radio-comunitaria-campeche-logo-lavanderia-da-sol
radio-comunitaria-campeche-logo-forma-e-forma

Faça parte e
associe-se à
ARCCA

 

A Associação Rádio Comunitária Campeche (ARCCA) é uma entidade sem fins lucrativos que luta por uma comunicação livre e horizontal em nosso bairro, que se identifica com as lutas populares e os movimentos sociais, e busca vida boa e bonita para todos. A ARCCA está aberta à participação de todos os moradores do sul da ilha.

Para participar da rádio é só associar-se, pagando uma anuidade de R$ 50,00. Você poderá contribuir criando listas de músicas e propondo programas ao vivo

Rolar para cima