Blog da Rádio Comunitária Campeche

via campesina

Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) ocupa Brasília com II Congresso Nacional

Com o lema “Existimos porque lutamos!”, mais de duas mil mulheres do campo, das águas e das florestas estarão em Brasília de 13 a 15 de outubro; I Congresso da Infância Camponesa faz parte da programação. De 13 a 15

Com o lema “Existimos porque lutamos!”, mais de duas mil mulheres do campo, das águas e das florestas estarão em Brasília de 13 a 15 de outubro; I Congresso da Infância Camponesa faz parte da programação.

De 13 a 15 de outubro de 2025, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) realiza seu II Congresso Nacional, na Granja do Torto, em Brasília, no Distrito Federal. O encontro reunirá em torno de duas mil mulheres camponesas de todo o Brasil para debater a conjuntura política, reafirmar princípios, fortalecer a organização nacional e projetar os próximos passos da luta coletiva.

Sob o lema “Existimos porque lutamos!”, o congresso será um momento de reflexão, formação política, construção de estratégias e também de celebração da memória e da resistência das mulheres do campo, das florestas e das águas.

Na caminhada rumo ao II Congresso Nacional aconteceram diferentes ações como oficinas de base nos territórios, incidência política através das Jornadas Nacionais de Luta das Camponesas, pautando setores dos ministérios sobre o caderno de respostas do governo federal às pautas do MMC, além de realização dos Congressos Estaduais, entre junho e agosto de 2025. Em cada canto do Brasil, as mulheres camponesas se reuniram para estudar e debater o chamado “documento tese” do II Congresso, construir propostas e fortalecer o MMC. Durante os Congressos Estaduais foram realizados debates sobre a conjuntura e composições das novas direções/coordenações do movimento nos estados. De acordo com a direção do MMC, o processo demonstrou a força, o compromisso e a organização das camponesas na luta pela base e na transformação da sociedade.

O Congresso foi preparado para todas as gerações. Uma das inovações será a realização do I Congresso da Infância Camponesa, voltado para as filhas e filhos das mulheres que estarão em Brasília. As crianças participarão de um espaço pensado especialmente para elas, com atividades lúdicas, educativas e culturais alinhadas aos princípios do MMC e ao direito de viver e aprender no campo.

Outro destaque será a Mostra da Produção e Ciência das Camponesas, espaço de valorização da diversidade de produção das mulheres nos territórios, com visibilidade aos saberes tradicionais e às práticas baseadas na ancestralidade e cuidado com a sociobiodiversidade.

42 anos de história e resistência

O Movimento de Mulheres Camponesas está organizado em todas as regiões do país, em 17 estados, e atua de forma autônoma, democrática, popular, feminista e com perspectiva socialista. São 42 anos de existência e luta, atuando na defesa da agroecologia, da soberania alimentar, dos direitos das mulheres do campo e da construção de um Feminismo Camponês Popular.

De acordo com a direção nacional do Movimento, nas mais de quatro décadas de trajetória o MMC lutou e conquistou o reconhecimento da profissão de trabalhadora rural, o salário maternidade, a aposentadoria da mulher da roça aos 55 anos, entre outros direitos. Para as camponesas, o II Congresso Nacional será um espaço para reafirmar esse legado, fortalecer a construção coletiva e traçar novos caminhos para o futuro.

Contatos de imprensa:
Ceiça Guilherme – (84) 9 9947-0717 – ceicaguilherme@gmail.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
radio-comunitaria-campeche-logo-contabilidade-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-apoidor-escola-engenho
radio-comunitaria-campeche-logo-jornal-do-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-efaz-escola-da-fazenda
radio-comunitaria-campeche-logo-apoidor-sufocos
radio-comunitaria-campeche-logo-compre-camiseta-radio-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-advogada-celina-duarte-rinadi
radio-comunitaria-campeche-logo-lavanderia-da-sol
radio-comunitaria-campeche-logo-forma-e-forma

Faça parte e
associe-se à
ARCCA

 

A Associação Rádio Comunitária Campeche (ARCCA) é uma entidade sem fins lucrativos que luta por uma comunicação livre e horizontal em nosso bairro, que se identifica com as lutas populares e os movimentos sociais, e busca vida boa e bonita para todos. A ARCCA está aberta à participação de todos os moradores do sul da ilha.

Para participar da rádio é só associar-se, pagando uma anuidade de R$ 50,00. Você poderá contribuir criando listas de músicas e propondo programas ao vivo

Rolar para cima