Blog da Rádio Comunitária Campeche

vandeca

Vanderleia Will estreia solo “A Mulher Invisível” no TAC, em Florianópolis

Espetáculo sobre invisibilidade feminina e envelhecimento será apresentado em sessões gratuitas nos dias 7 e 8 de outubro A atriz Vanderleia Will, com mais de 35 anos dedicados às artes cênicas, retorna ao palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Espetáculo sobre invisibilidade feminina e envelhecimento será apresentado em sessões gratuitas nos dias 7 e 8 de outubro

A atriz Vanderleia Will, com mais de 35 anos dedicados às artes cênicas, retorna ao palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) com o solo inédito “A Mulher Invisível”, espetáculo da Cia Pé de Vento Teatro com direção de Renato Turnes. A montagem mergulha nas questões da invisibilidade feminina e do envelhecimento, propondo uma experiência sensível e provocadora. As apresentações acontecem às 20h nos dias 7 e 8 de outubro, com entrada gratuita e retirada de ingressos pelo Sympla.

Com trilha sonora original, iluminação e projeções criadas pela multiartista Hedra Rockenbach, o solo, que dispensa diálogos, estabelece uma comunicação direta e intensa com o público. Vanderleia destaca que as cenas foram criadas a partir de improvisações permeadas por pesquisas, leituras, entrevistas e o olhar receptivo da equipe em busca de uma estrutura dramatúrgica que destacasse como uma mulher se sente em relação ao etarismo, ao envelhecimento, a menopausa, a ditadura da beleza.

“A Mulher Invisível’ questiona os padrões e expectativas que tornam as mulheres invisíveis, trazendo à tona questões de etarismo, envelhecimento, mercado de trabalho, menopausa. O espetáculo convida o público a refletir sobre a maneira como a sociedade pode descartar e invisibilizar a mulher só porque ela é mais velha”, explica Vanderleia.

 Haverá intérpretes de Libras durante o espetáculo e após cada sessão, o público será convidado a participar de um bate-papo com a equipe criativa, promovendo diálogo sobre os temas abordados. O Teatro Álvaro de Carvalho foi escolhido justamente por oferecer estrutura adaptada, como rampas e plataforma elevatória para cadeirantes de acesso a plateia e assentos adaptados.

“A Mulher Invisível” será apresentado nos dias 7 e 8 de outubro, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que fica na Rua Marechal Guilherme, 26, no Centro de Florianópolis. As sessões, com duração de 50 minutos e classificação de 14 anos, iniciam às 20h e são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla, o link está disponível na bio do perfil @pedeventoteatro

Proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

Sinopse

No dia de uma importante entrevista de emprego, uma mulher madura percebe que está invisível. Cansada de cobranças por juventude e das violências cotidianas que sofre, ela se nega a desaparecer e decide impor sua vontade de existir como quiser.

 

Ficha técnica

Atuação: Vanderleia Will

Direção Artística: Renato Turnes

Dramaturgia: Renato Turnes e Vanderleia Will

Produção: Cia Pé de Vento Teatro

Luz, som e projeção: Hedra Rockenbach

Figurino: Karin Serafin

Assistente de figurino: Netto Silva

Design gráfico: Daniel Olivetto

Fotografia: Toia Oliveira

Assessoria em Acessibilidade: Interpress

Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli

Sobre a artista

Vanderleia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderleia também é criadora e atua nos espetáculos, Dona Bilica Naquele Tempo ( 2014 – Direção Renato Turnes ) “Desajustada” (2021 – Direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e “A Mulher Invisível” (2025 – Direção Renato Turnes – Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024).

Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.

Serviço:  Espetáculo “A Mulher Invisível”, com Vanderleia Will

Data: 7 e 8 de outubro de 2025 (terça e quarta), às 20h

Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) (Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis/SC)

Entrada gratuita – ingressos no Sympla, link disponível na bio do @pedeventoteatro

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 50 min

Texto: Juliano Zanotelli

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
radio-comunitaria-campeche-logo-contabilidade-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-apoidor-escola-engenho
radio-comunitaria-campeche-logo-jornal-do-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-efaz-escola-da-fazenda
radio-comunitaria-campeche-logo-apoidor-sufocos
radio-comunitaria-campeche-logo-compre-camiseta-radio-campeche
radio-comunitaria-campeche-logo-advogada-celina-duarte-rinadi
radio-comunitaria-campeche-logo-lavanderia-da-sol
radio-comunitaria-campeche-logo-forma-e-forma

Faça parte e
associe-se à
ARCCA

 

A Associação Rádio Comunitária Campeche (ARCCA) é uma entidade sem fins lucrativos que luta por uma comunicação livre e horizontal em nosso bairro, que se identifica com as lutas populares e os movimentos sociais, e busca vida boa e bonita para todos. A ARCCA está aberta à participação de todos os moradores do sul da ilha.

Para participar da rádio é só associar-se, pagando uma anuidade de R$ 50,00. Você poderá contribuir criando listas de músicas e propondo programas ao vivo

Rolar para cima