Convite do historiador e ecologista Gert Schinke para discutir a obra da marina na Beira Mar. Neste sábado, dia 26, às 14h, no Sintesp.
“É neste sábado à tarde, dia 26 de julho, que será dado o início ao aprofundamento de uma discussão em torno do pretendido projeto da marina na Beira Mar Norte, proposta do Topázio & Cia, destinado aos ricaços que tem iates de luxo e outras traquitanas náuticas para ‘la dolce vita’ e puro exibicionismo. Em outras palavras, o luxo que é lixo.
Não se trata de ser apenas ‘do contra’, mas sim de estudar as alternativas que se tem diante de mais esse despautério, mas pensar na linha do ‘quando menos é mais’, mais qualidade de vida, menos gasto de energia, menos perturbação da natureza, etc, etc, tudo o que é necessário diante do cenário atual.
No roteiro da reunião teremos três palestrinhas: a do Tahine que fará um resgate histórico do projeto e lutas que o antecederam na cidade; o Lino que tratará dos quesitos técnicos e arquitetônicos do próprio projeto da marina; e eu que falarei de ‘marinas no contexto náutico’, abordando esse equipamento inserido no cenário náutico geral e suas inúmeras opções”.