O período de descanso das atividades escolares abre caminho para a busca de atividades prazerosas, lúdicas, divertidas. Para ajudar nesta agenda diferenciada, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação oferece o programa “Férias com Arte”, que será realizado em 18, 19 e 20 de julho, entre 14 horas e 16h30, voltado a crianças de sete a 12 anos. A cada dia uma proposta diferenciada, que prevê três propostas educativas em torno da exposição em cartaz “Etérea”. A ideia é se divertir e aprender.
O programa será conduzido pelo arte educador Marcello Carpes que desenvolverá três propostas distintas no qual o interessado poderá se inscrever em uma ou em todas as ações que, de forma divertida explora algumas obras presentes na mostra e realizar práticas experimentais em arte.
“Vitral: Experiência com Luz”, prevista para o dia 18 de julho, propõe uma reflexão sobre a luz e a construção de vitrais com o uso de papel. No dia 19, na proposta “Entre Olhares”, o arte educador faz um convite, de forma lúdica, a descobrir as obras a partir dos olhares pintados pelos artistas, nos quais o participante terá que exercer atenta observação aos detalhes.
No último dia, 20 de julho, ocorre “Exploração Artística: do Percurso à Criação” que parte de uma conversa em torno do orátório de Xavier das Conchas, apelido de Francisco dos Santos Xavier (1739-1814), considerado um pioneiro da arte tridimensional no Estado. Natural do Rio de Janeiro, vive cerca de 30 anos na antiga Desterro. Feita de conchas, pedra, sabão, ouro e prata, no século 18, a obra “São João Batista e o Cordeiro” é uma raridade e sua vinda para Santa Catarina representa uma conquista inédita. Nesta atividade, os participantes serão convidados a realizar um percurso na praça em frente ao instituto, onde irão coletar materiais da natureza como forma de pensar sua própria criação imagética.
Para participar, é necessário preencher o formulário de pré-inscrição, disponível no site www.institutocollacopaulo.com.br/educativo, podendo escolher uma ou todas as ações educativas. Os interessados podem ou não ter conhecimento prévio, é um convite à experimentação e ao brincar. As vagas são limitadas e é obrigatória a presença do responsável. Todos os materiais para as práticas serão disponibilizados pelo Instituto Collaço Paulo.
A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Marcello Carpes no atendimento do Núcleo Educativo – Julia Heidmann/Foto Divulgação
Saiba Mais
“Vitral: Experiência com Luz”: busca aproximar a história e as construções dos vitrais, a partir da observação da obra “Vitral” (séc. 18/19). Serão destacadas a importância da luminosidade para a ativação da obra, identificando os simbolismos presentes. Os participantes serão convidados a criar uma espécie de vitral com os materiais disponibilizados pelo Núcleo Educativo. Materiais utilizados: papel, papel celofane, cola branca.
“Entre Olhares”: A proposta parte da descoberta das obras expostas a partir dos olhares pintados pelos artistas. Serão disponibilizados alguns recortes, somente dos olhares, para em conjunto, serem descobertas suas características e contextos. De forma lúdica, a proposta procura desenvolver uma atenção aos detalhes, identificando os simbolismos presentes e suas composições visuais. Para a parte prática, os participantes serão convidados a exercitar, artisticamente, esses olhares. Materiais utilizados: papel, tinta guache, carvão vegetal, cola branca.
“Exploração Artística: do Percurso à Criação”: parte da obra de Xavier das Conchas, “São João Batista e o Cordeiro” (séc. 18/séc. 19). Após uma conversa sobre o trabalho do artista, os participantes irão se deslocar para a praça em frente ao Instituto para coletar materiais para formular a própria obra. O intuito é criar um ambiente de pesquisa de campo, observando e refletindo sobre os materiais coletados para, no final, exercitar o fazer artístico. Materiais utilizados: diversos materiais, cola branca.
Serviço
O quê: Férias com Arte
Quando: 18, 19 e 20.7.2024, 14h
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito
O quê: exposição “Etérea”
Quando: Até 28.9.2023; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito
Saiba Mais
www.institutocollacopaulo.com.br
@institutocollacopaulo
Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio
Sesi
Apoio Cultural
Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte
Patrocínio
Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes