Pular para o conteúdo

UPA SUL tem dias contados

Depois de duas semanas tentando uma entrevista com alguém da Secretaria da Saúde para saber em que pé estão as coisas no que diz respeito a UPA SUL não tivemos sucesso em ouvir qualquer autoridade municipal. A Secretaria preferiu emitir uma nota, a qual encaminhou à Rádio Campeche. Imaginamos que se fosse a NSC ou o ND talvez o tratamento fosse outro, mas enfim, aí está o informe da Prefeitura de Florianópolis sobre a UPA SUL. Segundo a secretaria já no segundo semestre não termos mais a UPA ao lado do terminal Rio Tavares, mesmo com grande parte do sul da ilha se manifestando contrariamente.

****

Segue abaixo posicionamento oficial da Prefeitura Municipal de Florianópolis sobre a transferência estrutural da Unidade de Pronto Atendimento Sul.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não ocorreu suspensão ou redução na oferta de serviços prestados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul recentemente, como exposto.

A unidade passará a funcionar em novo endereço a partir do segundo semestre de 2024. A Unidade de Pronto Atendimento Sul estará localizada no novo Multihospital de Florianópolis, complexo de serviços de saúde em fase final de construção na estrutura do antigo aeroporto.

A mudança estrutural trará ganho importante no aspecto físico, que passará a contar com quase 500 metros quadrados a mais em relação ao espaço atual. Desta forma, a unidade contará com áreas mais estruturadas para cuidado adulto e pediátrico, além de maior número de leitos, áreas de observação e consultórios. Destaca-se que, apesar disso, todos os serviços serão mantidos integralmente (atendimentos clínicos, cirúrgicos, pediátricos e odontológicos).

A nova instalação permitirá acesso rápido a exames laboratoriais e de imagem, além da integralização da UPA com os demais serviços de saúde ofertados, dentre eles o atendimento de saúde mental/psiquiatria 24 horas e Espaço Acolher Floripa, para crianças, adolescentes, mulheres e população trans em situações de violências.

A Prefeitura de Florianópolis esclarece ainda que serão instaladas novas linhas de transporte público com itinerário para o Multihospital, além da inclusão de novos horários naquelas já existentes para o local.