Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST/SC) realiza, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, na Escola Sul da CUT, em Ponta das Canas, a Feira da Reforma Agrária
Serão três dias intensos de comercialização de alimentos saudáveis e de qualidade, in natura e industrializados, produzidos nos assentamentos e acampamentos de diversas regiões de Santa Catarina e do Brasil. A feira vai contar com cerca de 40 expositores, é aberta ao público e toda a população está convidada a conhecer e participar das atividades.
O evento contará com apresentações culturais, artesanato da agricultura familiar e indígena, livros da editora Expressão Popular, seminários temáticos e doação de alimentos. O MST, que completa 40 anos em 2024, se notabilizou pelas ações de solidariedade. Foi fundamental no combate à fome na pandemia da Covid-19, na promoção do Natal Sem Fome e, mais recentemente, no apoio à população afetada pelas enchentes do Sul do país.
A Feira da Reforma Agrária se soma à tradicional Feira do Canto da Ilha e tem por objetivo potencializar a produção e a comercialização de alimentos agroecológicos, orgânicos, ervas medicinais, organizar e capacitar feirantes. Também visa auxiliar na estruturação de canais de venda, na geração de conhecimento, trabalho e renda, na cooperação e desenvolvimento da economia camponesa.
Para além da comercialização dos produtos, será um espaço de diálogo com a sociedade sobre a importância da produção de alimentos vindos da agricultura familiar camponesa, a necessidade de produzi-los de maneira saudável, de proteger os recursos naturais e, sobretudo, o direito de todas e todos à comida de verdade, sem agrotóxicos e outras formas de violência.
São esperadas mais de mil pessoas nos três dias do evento.
Entrevista com Juliana Adriano, da Direção Nacional do MST
PROGRAMAÇÃO FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA
15 a 17 de dezembro de 2023
Escola Sul da CUT, Ponta das Canas, Florianópolis/SC
SEXTA – 15/12
14h – Ato de Abertura da Feira da Reforma Agrária
15h – Roda de conversa: Arte, Reforma Agrária e Universidade
17h – Apresentações culturais
SÁBADO – 16/12
8h – Abertura da Feira
10h – Apresentação Cultural
14h – Seminário: A questão agrária e o direito à alimentação saudável
Encontro dos/as/es amigos/as/es da Reforma Agrária
17h – Apresentações Culturais
DOMINGO – 17/12
8h – Abertura da Feira
9h – Apresentação Cultural
10h – Seminário: Democracia e o combate à fome
12h – Apresentação Cultural
13h30 – Ato de Encerramento da Feira e doação de alimentos