O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) chega a sua 3ª edição inovando em seu formato de exibição. Esse ano, o festival acontecerá de maneira híbrida (online e presencial) de 14 a 18 de setembro. Em parceria com a Fundação Cultural de Lages, as sessões presenciais serão realizadas no Casarão Juca Antunes, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Lages.
Serão liberados na plataforma (https://www.ficasc.com.br), gratuitamente, em torno de cinco filmes por dia, ficando as obras disponíveis por um período de 24 horas. Algumas produções serão em audiodescrição, legenda descritiva e também em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reafirmando o compromisso com a inclusão social e dando possibilidades para pessoas com deficiência auditiva e visual curtirem o evento.
Outra novidade é a participação do FICASC em Portugal. O evento será presencial de 18 a 23 de outubro na Ilha de São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores. Além disso, em parceria com o Centro Cultural de Carnide – Lisboa, o FICASC chega à capital portuguesa nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Mantendo, portanto, seu compromisso em compartilhar arte, cultura e informação.
Segundo Doty Luz, diretor do FICASC, “nossa intenção é difundir mundialmente o cinema ambiental diante do preocupante cenário, além de divulgar o potente cinema brasileiro no continente europeu”.
O FICASC, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), busca levar conhecimento e entretenimento a todo público, proporcionando reflexão sobre assuntos socioambientais de extrema importância através da exibição de filmes nacionais e internacionais, distribuídos entre curtas, médias e longas metragens.
Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc) – 3ª edição – 2021
Início: 14/09/2021
Fim: 18/09/2021
Gratuito
@festivalficasc