É possível universalizar o saneamento em Florianópolis e ao mesmo tempo preservar nossos mananciais? No Seminário Saneamento Ecológico – sistemas de tratamentos descentralizados de efluentes, serão abordadas possíveis soluções para a iminente crise em nossa cidade, sanitária e hídrica.
O seminário vai acontecer nessa sexta, dia 11 de Junho, das 13h às 16h, e será transmitido pela TV Câmara.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link a seguir:
bit.ly/formularioecologico
Os convidados abordarão experiências internacionais e nacionais de wetlands, sistemas baseados na permacultura, as necessidades, capacidades e potencialidades dessa alternativas no nosso território. Participe e divulgue. As vagas são limitadas, e vai ser um evento incrível!
Participam:
? Maria Elisa Magri
Engenheira Sanitarista, Dra. em engenharia ambiental pela UFSC, onde é professora e coordenadora da graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Líder do Grupo de Pesquisas de Recuperação de Recursos em Sistemas de Saneamento, atua na área há 17 anos. Autora e editora de revistas científicas internacionais na área, propõe o saneamento ecológico como novo modelo para o acesso universal à água, alimentos e saúde.
? Daniele Damasceno Silveira.
Bióloga e Dra. em Engenharia Ambiental, é pesquisadora do Laboratório de Reuso das águas (LARA) – UFSC, parceiro em projetos internacionais com Portugal, França e Canadá. Atua há mais de 10 anos em Wetlands para o tratamento de efluentes domésticos.
? Guilherme Castagna
Sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, onde elabora projetos inovadores de manejo de água. Engenheiro civil e permacultir, é autor de publicações técnicas e didáticas, e co-fundador e apoiador de ONG´s e iniciativas que visam a livre disseminação de conhecimento sobre o manejo inteligente de água no ambiente.
? Dalva Sofia Schuch
Formada em Engenharia Agronômica e mestre em Educação. Na Universidade do Vale do Itajaí pesquisou e atuou nos temas de paisagismo funcional, jardins depuradores filtrantes, agricultura orgânica, compostagem, microbiologia de solos, recuperação de área degradada, resgate da biodiversidade, permacultura e educação ambiental.
? Gustavo Russo
Mestre em Design, graduado em Design Industrial e Desenho de produto, e pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia, Gustavo atua com Design e Meio Ambiente, Gestão de Marca, Projetos Gráficos de Sinalização, entre outros. Desenvolve projetos de design regenerativo para tratamento ecológico de efluentes domésticos tanto na pesquisa como na prática.