Pular para o conteúdo

Exposição na Escola Câmera Criativa reúne 14 fotógrafos

Texto: Néri Pedroso

Catorze fotógrafos integrante da oficina teórico-prática “Atrás das Lentes Fotografia para Artes Cênicas – Movimento”, ministrada pelo artista fotógrafo Cristiano Prim, abriram terça, dia 12, na Escola Câmera Criativa, no centro de Florianópolis (SC), a mostra “Atrás das Lentes” que se estenderá até o dia 19 de abril.

Andréa Rocha, Andrey Santiago, Ayrton Cruz, Bolivar Alencastro, Cleo Theodora, Dylan Pieczarka, Fabia Almeida, Gabriela Fiorenza, Iarima Castro Alves, Ida Mara Freire, Julia Milan, Manuela D’Eça Neves, Marcelo de Mattos, Marcela Ribeiro, Morgana Milioli e Thayane Peters apresentam o resultado alcançado após o conteúdo compartilhado, entre 4 e 8 de abril, por Prim, profissional especializado em registrar espetáculos, shows, trajetórias, ações de artistas musicais e das artes cênicas – dança e teatro.

O projeto cultural, legitimado pelo Edital Aldir Blanc Santa Catarina – 2021, foi direcionado a fotógrafos não iniciantes, que foram selecionados mediante envio de currículo. A oficina ofereceu conhecimento prático e teórico sobre a fotografia de palco tradicional e de rua. Para os exercícios práticos, contaram com a participação de Nat Zacheo e Aline Blasius, ambas bailarinas do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, Fernando Flesch, bailarino/sapateador e Gui Fant, bboy, bailarino, artista, professor.

Integrante da oficina, a pesquisadora e crítica de dança Ida Mara Freire, escreve sobre a experiência de estar na oficina e produzir para a exposição. O fotógrafo, segundo ela, depende do olhar e da presença, ou seja, uma “rigorosa consciência do alcance dos gestos ou da espacialidade do próprio corpo, que permita manter relações com o ambiente sem apegar-se à câmera ou as relações de grandeza entre o corpo e os rumos que o mundo oferece”.

            Capturar a dança que aparece sempre como um vestígio não é tarefa simples, requer foco, a textura do dedo pronto e se deixar ser conduzido pela transparência do gesto dançante. “O esforço para pegar na mão o pensamento que habita o movimento, deixa entre os dedos apenas um rastro de luz”, escreve Ida sobre as emoções, os gestos, as corpografias e os documentos criados na oficina.

Morgana Milioli num dos flagrantes da dança de sapateado de Fernando Flesch

Em preto e branco, a força do foco de Iarima Castro Alves

Fabia Almeida capta a dramaticidade dos movimentos

Expressividade marca a imagem de Andrea Rocha

 

Fotógrafos participantes

Andréa Rocha, Andrey Santiago, Ayrton Cruz, Bolivar Alencastro, Dylan Pieczarka, Fabia Almeida, Gabriela Fiorenza, Iarima Castro Alves, Ida Mara Freire, Julia Milan, Manuela D’Eça Neves, Marcela Ribeiro, Morgana Milioli e Thayane Peters

 

Sobre Cristiano Prim

Nasce em Blumenau em 1972. Vive e atua em Florianópolis. Artista e fotógrafo, licenciado em educação artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especializado em retratar o movimento nas artes cênicas tem uma trajetória profissional de mais de 20 anos reconhecida pelo talento e uma produção que aponta questões poéticas e singularidades. A exposição autoral “O Fotógrafo também Dança”, no Floripa Shopping (2017) e na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (2016), em Florianópolis (SC), evidencia uma linguagem que se expande num campo sem fronteiras entre arte, imagem e história.

Fotógrafo do teatro Ballhaus Naunynstraße em Berlim/Alemanha (2016), integra o Grupo Cena 11 Cia. de Dança, o mais importante grupo de dança contemporânea de Santa Catarina. Além de fotógrafo da companhia, também atua como cenotécnico (1995-2014) e atualmente faz a sua documentação em foto e vídeo. Atende também as principais escolas de dança de Florianópolis, como Arte.Dança, Cenarium e Garagem da Dança. Seu currículo demonstra trabalhos realizados para os artistas Eduardo Fukushima e Michelle Moura no evento The Sky Is Already Falling – HAU, em Berlim e Düsseldorf. No Brasil, fez fotos em shows nacionais de Elza Soares, João Bosco, Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes e do uruguaio Jorge Drexler. Seu arquivo contempla registros do Festival Internacional de Música Contemporânea, Fita Floripa, Baila Floripa, Palco Giratório e Floripa TAP. Coordena a equipe fotográfica responsável pela cobertura da Maratona Cultural de Florianópolis em 2011, 2012 e 2013. Desde a sua primeira edição em 2006, é o fotógrafo oficial do Festival Internacional de Dança Contemporânea – Múltipla Dança, o mais importante evento nesta singularidade no Sul do Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Artista fotógrafo: Cristiano Prim

Produção: Gisele Martins

Design:  Ayrton Cruz

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

 

SERVIÇO

O quê: Exposição “Atrás das Lentes”

Quando: 12.4.2022, 17 às 19h (abertura). Visitação: até 19.4.2022, 10h às 18h

Onde: Escola Câmera Criativa, praça Getúlio Vargas, 158, centro, Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito

REALIZAÇÃO

Edital Aldir Blanc Santa Catarina – 2021, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), governo do Estado de Santa Catarina 

APOIO

Escola Câmera Criativa 

SAIBA MAIS

https://cristianoprim.com.br 

CONTATOS

Cristiano Prim (48) 98419-4219 | Gisele Martins (produção) 99117-0762 | NProduções Néri Pedroso (ass. imprensa) (48) 9-9911-9837 (whats)

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.