Pular para o conteúdo

Relatos de quem enfrentou o racismo chegam aos ouvidos dos brasileiros

“Senti na pele”, obra organizada pelo jornalista Ernesto Xavier, ganha narração em áudio das histórias reais de negros que vivenciaram o preconceito

Projeto desenvolvido por Ernesto Xavier, jornalista, mestre em antropologia e ator, Senti na pele: relatos é um grupo no Facebook criado para que vozes negras pudessem denunciar ataques racistas na internet.

Os relatos foram parar nas páginas do livro e, agora, as dolorosas denúncias, finalmente, chegaram aos ouvidos das pessoas com o lançamento do audiolivro homônimo. Produzido pela Tocalivros e narrado pelo ator e jornalista Leo Raoni e pela atriz Thais CabralSenti na pele: relatos apresenta histórias reais de quem enfrentou o racismo no Brasil e sobreviveu para denunciar.

Xavier releva que a proposta da obra vai muito além do que um local de denúncia. “É um microfone aberto para espalhar nossa voz. É a oportunidade de termos o protagonismo de nossos próprios relatos. É saber que existirão milhares de outras pessoas dispostas a ouvir e acolherÉ ajudar alguém que ainda não teve coragem de se abrir.”  Dessa forma, além de documentar fatos reais, a obra encoraja e dá forças a quem vive e luta diariamente contra o preconceito.

“Eram jovens negros, quem se importava? Morriam aos montes, mais de 23 mil homicídios de jovens negros todos os anos, cerca de 63 negros por dia, um a cada 23 minutos, são 77% dos homicídios de jovens no país” (Capítulo – Onde tudo começou. Ernesto Xavier)

A produção do audiolivro é uma parceria entre Tocalivros e a Malê, editora que detém os direitos da publicação do livro Senti na pele: relatos.

FICHA TÉCNICA

Livro: Senti na pele

Autor: Ernesto Xavier (Org.)

Editora: Malê

Produção: Tocalivros Studios

Idioma: Português Brasil

Formato: Audiolivro

Disponível: Tocalivros

Sobre o organizador da obra: Ernesto Xavier é neto dos atores Chica Xavier e Clementino Kelé, dois dos primeiros negros a pisarem no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele também é jornalista, escritor, ator e mestre em Antropologia. Editor da revista GQ Brasil

Sobre os narradores:

Leo Raonié ator, jornalista e roteirista. Formado em Jornalismo pela Universidade de Guarulhos. Especializado em Cinema e Roteiro para TV na Escola Superior de Arte Célia Helena e em Artes Cênicas pelo Instituto de Arte e Ciência (INDAC).Roteirista do Projeto de Criança para Criança, no YouTube, e vencedor do Prêmio NetlabTV, na categoria vídeo social, com o Projeto Princesa Carlos. 

Thais Cabralpremiada Melhor Atriz no Paraná Internacional Films Festival na Argentina com o curta ”Fôrra*. Interpreta a Soraia no longa original Netflix “O Matador”, entre outros. É formada em Letras Português e Alemão pela USP, atriz pela Escola de Atores Wolf Maya. Estudou interpretação para cinema com José Eduardo Belmonte. É bailarina e já ganhou prêmios no Canadá e em São Paulo. Em 2020 tornou-se dubladora pelo estúdio Unidub, onde tem realizado trabalhos de dublagem e localização.