Pular para o conteúdo

Casa de Passagem para os indígenas

 

A vinda de grupos indígenas do interior do estado de Santa Catarina para a capital Florianópolis, no litoral, é uma tradição de centenas de anos. Esse deslocamento ocorre principalmente durante a temporada de verão, quando os artesãos indígenas aproveitam a chegada de turistas para vender seus artesanatos, e assim garantir o sustento de suas famílias.

A luta por um local que abrigue famílias indígenas com dignidade durante a estadia na capital catarinense é histórica, já dura cerca de 20 anos, e originou um processo judicial no Ministério Público Federal em 2016. Em 2018, saiu a sentença favorável às reivindicações indígenas, o que significou uma grande vitória. Foi determinada a construção da Casa de Passagem Indígena definitiva e, durante a execução do projeto e da obra, a promoção de melhorias pelo município no Terminal Integrado do Saco dos Limões (Tisac), um terminal de ônibus desativado no bairro Saco dos Limões, próximo ao Centro, para uso das famílias indígenas como abrigo temporário.

O terreno já foi cedido pela União para este fim também está localizado no bairro Saco dos Limões, exatamente ao lado do terminal de ônibus (Tisac) já usado atualmente pelas famílias indígenas ainda de forma precária.

O município alega não ter recursos para executar a obra e vem recorrendo da decisão judicial, além de descumprir medidas que o obrigam a promover melhorias na estrutura do terminal atual para garantir condições mínimas de permanência. As famílias indígenas seguem sofrendo com a falta de estrutura, vivendo sob situação de vulnerabilidade em temporais comuns em qualquer época do ano, além da falta de energia elétrica e de água.

Pedimos seu apoio para vencer essa etapa e conquistar a Casa de Passagem Indígena em Florianópolis, um passo importante no reconhecimento da luta dos povos indígenas na capital catarinense, e no Brasil.

CASA DE PASSAGEM INDÍGENA DE FLORIANÓPOLIS JÁ!

FLORIANÓPOLIS É TERRA INDÍGENA! ??✊?

Assine a petição e compartilhe nas suas redes sociais! (Link na bio)

http://bit.ly/CasadePassagemJa

#CasadePassagemIndíginaJá #Florianópolis