Pular para o conteúdo

Abertas as inscrições para o FAM 2021

O 25ª Florianópolis Audiovisual Mercosul está com inscrições abertas para os filmes que irão compor as mostras competitivas do Festival, que este ano terá edição temática

A organização do 25º Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2021 – prepara uma edição distinta para este ano, devido à crise sanitária e econômica decorrente do coronavírus e à política governamental brasileira.

Pela primeira vez, o Festival traz já nas inscrições um tema. “Reflexão” é a temática do FAM 2021 que mantém as oito (8) Mostras Competitivas, porém quatro (4) com inscrições e quatro (4) Mostras Tradicionais Convidadas que reflitam questões surgidas nos 25 anos de trajetória do Festival.

“Nestes 25 anos do FAM, o maior desafio hoje, é reafirmar a humanidade em nós mesmos e a esperança de um porvir melhor para todos. Com a pandemia, o audiovisual revigorou-se num poderoso instrumento de conexão, cultura, conhecimento e entretenimento. É com esse aproach que o FAM se propõe a continuar a caminhada ao lado de todos, com muita reflexão sobre o momento de nossas narrativas, estéticas e nosso futuro como setor importante na sociedade” diz Antonio Celso dos Santos, Diretor Geral do FAM.

Os realizadores podem inscrever seus filmes nas categorias: Mostra Catarinense, Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe e Work in Progress – WIP, categoria dedicada às produções ainda não finalizadas.

Nas Mostras Videoclipe, WIP e Infantojuvenil podem participar produções ou coproduções realizadas por produtoras e ou realizadores naturais ou radicados nos Estados-Partes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia – e seus associados falantes de espanhol – Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já na Mostra Catarinense, a empresa produtora do filme precisa ser de Santa Catarina.

As inscrições para as Mostras Curtas Catarinense, Videoclipe e Infantojuvenil são gratuitas. A Mostra WIP tem uma taxa de R$ 100 reais e podem ser realizadas de 19 de abril a 21 de junho através do botão INSCRIÇÕES no site www.famdetodos.com.br .

Premiação

Tradicionalmente o FAM estimula novas produções com premiação em produtos e serviços de empresas parceiras do Festival. As quatro mostras competitivas com inscrições abertas possuem premiação diferenciada que somam mais de 54 mil reais.

“Seguindo o propósito do FAM de fomentar a coprodução e integração entre os países do Mercosul fico feliz de lançar desde já as inscrições para a mostra Work in progress e também confirmar a parceria de apoiadores já conhecidos no Festival bem como nossos parceiros. Sempre buscamos o fomento de novas obras com os prêmios do festival”, diz Tiago Santos, produtor do FAM.

O FAM 2021 é apoiado pelas empresas CiaRio, Cinecolor, DOT Cine, Estúdio JLS, Link Digital e Mistika.

Convidados

As categorias Mostra DOC-FAM, Curtas Mercosul, Longas Ficção Mercosul e Mostra Rally Universitário serão compostas unicamente por convite direto da curadoria do festival, não havendo inscrições neste ano.

“É com pesar que chegamos aos 25 anos dentro deste contexto mundial e nacional. Sonhávamos em chegar em um quarto de século com outro cenário, mas seguimos a nossa trajetória mantendo a esperança do futuro que queremos estar presentes”, diz Marilha Naccari, diretora de programação do FAM.

A organização do FAM segue na incansável busca por patrocínios para a realização do Festival e com a atual situação econômica de todos, não realizará campanha de financiamento coletivo, mas aceita doações aqui pelo site www.famdetodos.com.br.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM Reflexão será realizado de 23 a 29 de setembro de 2021 com exibições gratuitas e on-line.

Florianópolis Audiovisual Mercosul

Consolidado como um dos principais eventos de cinema do Brasil e da América do Sul, o Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM – chega a sua 25ª edição e segue com dedicação total para o desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercado Comum do Sul. Com sucesso também na realização do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM, em breve abrirá inscrições para o ECM+LAB.

Inscrições FAM 2021

De 19 de abril até 21 de junho, às 18 horas, horário de Brasília.

*****

Assessoria de Comunicação – FAM 2021
Alissa Azambuja (+55 48 99915.2827)
FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul
De 23 a 29.09 de 2021