Pular para o conteúdo

A dança e a aventura do conhecimento

Três encontros de reflexão marcam lançamento do livro que constitui a memória de dez edições do Múltipla Dança – Ida Mara, uma das autoras, na foto

Fotos Cristiano Prim/Divulgação

Legitimado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019, o Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea promove nos dias 9, 10 e 11 de março, às 20h, três encontros de reflexão para marcar o lançamento do e-book Múltipla Dança Festival Internacional de Dança Contemporânea – 10 Anos em Encontros.

Realizados de modo virtual, cada encontro terá duração de uma hora e meia e contará com a presença de dois autores: no primeiro dia, o tema Dança, Política e Educação terá como convidadas a pesquisadora e crítica de dança Ida Mara Freire e a jornalista Néri Pedroso; no segundo dia, a abordagem Teoria, Crítica e História da Dança será defendida pelas pesquisadoras e professoras Sandra Meyer e Vera Torres e, por fim, Dança – Centro e Periferia, Criação e PesquisaInclusão e Gestão reúne as professoras Lilian Vilela e Marta Cesar.

O encontro com o intuito de produzir pensamento em torno da dança contemporânea marca o lançamento do e-book e também anuncia a realização de mais uma edição do festival, prevista entre os dias 24 e 30 de maio. Os recursos para a realização do 11º Múltipla Dança estão garantidos pelo Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura 2020. A programação, ainda em aberto, mobiliza as coordenadoras Jussara Xavier e Marta Cesar.

O e-book faz uma homenagem à Neiva Ortega (1951-2018), produtora cultural que conduz o Múltipla Dança em sucessivas edições. A morte da atriz, cantora, produtora e gestora organizacional cria uma lacuna no setor em Santa Catarina. Com formação multidisciplinar, ativista do campo da arte e da cultura, no Terceiro Setor, como fundadora e gestora do Instituto  Arte Movimenta, desenvolve ações, com destaque para atividades ligadas à cultura popular, bem como a grupos e eventos como a Companhia de Dança Lápis de Seda e o Múltipla Dança. Entre inúmeras atividades, participa três vezes como delegada de SC da Conferência Nacional de Cultura (CNC), aponta subsídios para a estruturação das políticas públicas municipais, estaduais e nacional. Trabalha em empresas privadas e instituições públicas, como a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Na Gerência de Música da FCC, atua na Gestão do Programa Nacional de Bandas da Funarte/Ministério da Cultura.

A publicação Múltipla Dança Festival Internacional de Dança Contemporânea – 10 Anos em Encontros reúne textos de 20 artistas e pesquisadores que analisam a iniciativa criada em 2006 como seminário e que se desdobrou ao longo de dez edições com a oferta de espetáculos, oficinas, palestras, diálogos, mostra de videodança, conferências, ensaios abertos, exercícios de escrita crítica e performances.  Por sua importância, está no calendário de Florianópolis e do Sul do Brasil como um dos mais importantes festivais de dança.

Os escritores convidados são artistas, professores, críticos, pesquisadores –  profissionais conectados à dança que participaram, pelo menos, de uma edição do festival. Os textos refletem sobre o próprio Múltipla e seu contexto, registram memórias, pensamentos e conhecimento no campo da crítica, comunicação, criação, história, pesquisa, inclusão, gestão e política da dança. Entre os autores, dez são de Santa Catarina (Ana Alonso, Ana Luiza Ciscato, Andréa Scansani, Cristiano Prim, Ida Mara Freire, Jussara Xavier, Marta Cesar, Néri Pedroso, Sandra Meyer e Vera Torres), dois de Minas Gerais (Thembi Rosa e Vanilton Lakka), dois do Paraná (Marila Velloso e Manoel Souza), um do Rio de Janeiro (Cláudia Müller), três de São Paulo (Inês Bogéa, Isabel Marques e Lilian Vilela), um do Rio Grande do Sul (Rui Moreira) e um do México (Olga Gutiérrez).

Entre os 20 artistas do e-book, Ida Mara assina o artigo Algumas Letras do Alfabeto do Múltipla Dança em que ela  reproduz críticas escritas no caderno Plural do ND, constrói uma espécie de abecedário para mencionar artistas, grupos, espetáculos.

Professora universitária na UFSC, Ida atuou como professora de dança, diretora e coreógrafa, hoje trabalha como escritora, pesquisadora, dançarina, praticante da meditação cristã, diretora da Potlach Editora e do Ateliê de Arte Contemplativa. Entre 2011 e 2012, viveu na África do Sul e realizou uma pesquisa de pós-doutorado sobre Dança e Perdão. Ministrou aulas de dança para pessoas com cegueira, iniciando nos anos 1990 um projeto junto a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), onde criou um grupo, espetáculos e videodanças.

As organizadoras Jussara Xavier e Marta Cesar consolidam o livro nos espaços de troca, na sensibilização do público para a dança e arte contemporânea, no desejo de profissionalização de artistas e gestores e também no entusiasmo comemorativo de dez edições do Múltipla Dança. Múltipla Dança Festival Internacional de Dança Contemporânea – 10 Anos em Encontros assume significado pelo ponto de vista da memória e do arquivo, segundo Jussara e Marta, e atesta como o evento atua na construção do circuito de dança contemporânea em Santa Catarina, como estimula trajetórias, pesquisas e atua no índice de desenvolvimento humano. “A noção de arquivo está em sintonia com o desejo de inaugurar diálogos com diferentes temporalidades. O livro representa a possibilidade de arquivar pensamentos no desdobramento de itens distintos – história, criação, crítica, pesquisa, inclusão e gestão; que se conectam com noções e afinidades do presente a-histórico, ou seja, a publicação não aposta no cronológico, mas no anacrônico, um viés significativo do discurso contemporâneo,” escrevem Jussara e Marta.

 

Breve história do Múltipla Dança

Criado em 2006 como seminário, mais tarde denominado como festival, Múltipla Dança ocorre anualmente durante uma semana do mês de maio, em diferentes espaços culturais de Florianópolis (SC). Trata-se de um programa de ações dedicado a promover a criação e difusão da dança e arte contemporânea, tecido na articulação de artistas profissionais, convidados e público. A programação prevê a oferta de espetáculos, oficinas, palestras, diálogos, mostra de videodança, conferências, ensaios abertos, exercícios de escrita crítica e intervenção urbana. De âmbito internacional, o encontro firma-se no calendário cultural da cidade, e detém, inclusive, o Prêmio Cultura 2008, concedido pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes para projetos de destaque na área cultural. A cuidadosa curadoria e a vinda de convidados do cenário nacional e internacional asseguram a projeção do evento, reconhecido no contexto da dança contemporânea profissional de Santa Catarina e brasileira, fato atestado em significativas matérias publicadas na imprensa.

As dez edições realizadas em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2014, 2015, 2016 e 2017. A descontinuidade (2010-14 e 2017-21) está essencialmente relacionada à falta de apoios e financiamentos. Além disto, um imprevisto fragiliza os planos de continuidade do evento: a precoce morte da administradora e produtora Neiva Ortega (1951-2018), também integrante da equipe de articuladoras do Múltipla Dança, composta por Jussara Xavier, Marta Cesar, Néri Pedroso e Paula Albuquerque.

A concepção e o programa são calcados na multiplicidade e foco no campo de interesse da dança e da arte contemporânea. Além da exibição de trabalhos artísticos, o festival se pauta em ações de complementaridade entre criação, difusão e reflexão. Oferta oficinas, palestras e diálogos temáticos com expressivos convidados, alcança um público variado, alunos e profissionais da dança local. Planeja atividades que facilitem e fomentem o acesso a diferentes canais de distribuição (teatros, espaços alternativos ou mesmo a rua), o acesso do público em termos físicos (variedade de localidade geográfica, gratuidade de ingresso), o acesso intelectual (encontros, conversas, intercâmbio, publicação de programa, lançamento de livros, entre outras). Ou seja, Múltipla Dança está focado na dança como experiência produtora de conhecimentos e acontecimentos.

 

ESTRUTURAÇÃO DO LIVRO

Apresentação, Jussara Xavier e Marta Cesar; Curadoria de Dança como Abertura ao Diálogo, Jussara Xavier; Por uma Arte Acesa e Resistente, Inês Bogéa; Triunfo do Eterno Recomeço, Néri Pedroso; Múltiplas Danças | Múltiplas Críticas | Múltiplas Escritas, Sandra Meyer; Algumas Letras do Alfabeto do Múltipla Dança, Ida Mara Freire; Dançando como Artista Etc.; Cláudia Müller; Histórias de Vida em Dança, Lilian Vilela; O Corpo como Morada do Tempo, Andréa C. Scansani; Múltiplas Imagens, Cristiano Prim; Parâmetros em Movimento. 2.0.1.6, Thembi Rosa; Bloco de Notas de Mono-Blocos Anotações de Um Corpo que Foi à Rua em Busca de Fricção com a Cidade, Vanilton Lakka; A Dança como Encontro, Ana Maria Alonso Krischke; Dançar, um Fio Condutor para a Inclusão, Ana Luiza Ciscato; Calendário de Encontros: Dança e Transformação, Isabel Marques; Gestão Pública em Cultura e Dança: Apontamentos Iniciais para uma Reflexão sobre Contradições entre Discurso e Prática, Marila Velloso e Manoel J. de Souza Neto; Vamos Falar sobre Danças Negras, Rui Moreira; Esto no Es um Texto, Es um Cuerpo, Isto não É um Texto, É um Corpo (versão em português), Olga Gutiérrez; Carta de Amor a Florianópolis, Marta Cesar; Epílogo I: Neiva Ortega; Epílogo II: Lírio da Paz, o Gesto da Delicadeza, Néri Pedroso; Epílogo III: Presente Paula Albuquerque

 

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Coordenação executiva e editorial: Jussara Xavier

Organização do livro: Jussara Xavier e Marta Cesar

Projeto gráfico e diagramação: Paula Albuquerque

Capa: Paula Albuquerque sobre ilustração de Fabio Dudas (espetáculo

Céu na Boca, Quasar Cia. de Dança (GO), fotografia de Cristiano Prim)

Revisão: Taciana Innocente

Assessoria de comunicação e imprensa: Néri Pedroso

Autores dos textos: Ana Maria Alonso Krischke, Ana Luiza Ciscato, Andréa

Scansani, Claudia Muller, Cristiano Prim, Ida Mara Freire, Inês Bogéa, Isabel

Marques, Jussara Xavier, Lilian Vilela, Manoel J. de Souza Neto, Marila Velloso, Marta Cesar, Néri Pedroso, Olga Gutiérrez, Paula Albuquerque, Rui Moreira, Sandra Meyer, Thembi Rosa, Vanilton Lakka

Fotografia: Cristiano Prim

Edição: Múltipla Dança

 

SERVIÇO

O quê: Lançamento do e-book Múltipla Dança Festival Internacional de Dança Contemporânea – 10 Anos em Encontros

Quando: Dia 9, 10 e 11.3.2021, 20h

Onde: https://www.facebook.com/festivalmultipladanca

Quanto: Gratuito

O quê: Encontro Dança, Política e Educação – Ida Mara Freire e Néri Pedroso

Quando: Dia 9.3.2021, 20h

Onde: https://www.facebook.com/festivalmultipladanca

Quanto: Gratuito

O quê: Teoria, Crítica e História da Dança – Sandra Meyer e Vera Torres

Quando: Dia 10.3.2021, 20h

Onde: https://www.facebook.com/festivalmultipladanca

Quanto: Gratuito

O quê: Dança – Centro e Periferia, Criação e PesquisaInclusão e Gestão – Lilian Vilela e Marta Cesar

Quando: Dia 11.3.2021, 20h

Onde: https://www.facebook.com/festivalmultipladanca

 Quanto: Gratuito

Realização: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultural (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019

Saiba mais:

multipladanca.art.br

facebook.com/festivalmultipladanca

@festivalmultipladanca

https://www.youtube.com/festivalmultipladanca

Contatos: Jussara Xavier (48) 99946-4731 e Marta Cesar (11) 94926-5110

Ass. imprensa: NProduções Néri Pedroso (jorn.) [email protected] Face: Néri Pedroso (48) 99911-9837 (whats)