Pular para o conteúdo

Eleições na Câmara Municipal

Marquito (PSOL) e Carla Ayres (PT) apresentam chapa independente para concorrência à presidência da Câmara Municipal de Florianópolis

Uma Câmara Municipal independente do Executivo, voltada aos anseios da comunidade e comprometida com a participação cidadã. É assim que Marquito (PSOL) e Carla Ayres (PT) pretendem conduzir a presidência e a vice-presidência, respectivamente, do parlamento de Florianópolis pelo próximo biênio. O vereador e a vereadora lançaram oficialmente na segunda-feira (30), suas candidaturas à mesa diretora da Câmara, posicionando-se como uma alternativa na defesa da independência e do resgate da credibilidade do legislativo municipal.

A legislatura que inicia no dia 1º de janeiro de 2021 contará com 11 novos vereadores e vereadoras. Marquito e Carla enfatizam essa transformação na Câmara, que pode ser utilizada para dar uma nova cara ao legislativo municipal, muito mais aderente às demandas sociais. Agora, nos próximos dias, devem ampliar o diálogo com as demais forças representadas na Câmara para construir uma alternativa à mesa diretora; propondo maior participação da sociedade junto ao legislativo, pois acreditam que isso garante a legitimidade da Câmara na defesa dos interesses do cidadão.

Vereador mais votado da última eleição, com 5.858 votos, Marcos José de Abreu, o Marquito, defende maior autonomia à Câmara Municipal, para que ela também se transforme num agente promotor de justiça social na capital catarinense. “Hoje a Câmara de Florianópolis está descolada da realidade de Florianópolis, precisamos fortalecer a independência do legislativo municipal, deixando de ser um “puxadinho do Executivo” para que possamos dar as respostas que a sociedade exige”. Ele destaca ainda o desejo de ampliar a participação das pessoas na agenda e no cotidiano do parlamento municipal. “Este espaço pode ser melhor aproveitado se dermos a ele a função social que ele deve ter. Queremos transformar a Câmara Municipal num exemplo de estrutura sustentável e que promova o bem-estar social por meio do debate público. Precisamos trazer a comunidade para dentro da Câmara, aproximando o legislativo do cidadão”.

Para Carla Ayres, vereadora eleita com 2.094 votos, o lançamento de uma chapa de oposição à eleição da mesa diretora da Câmara representa a disposição da próxima legislatura em efetivamente assumir um protagonismo nas decisões que interferem na vida da população. “Os votos que recebemos no dia 15 de novembro tinham uma mensagem muito direta: as pessoas querem e precisam de representatividade na Câmara Municipal de Florianópolis. Nós estamos dispostas a trabalhar muito para ocupar este espaço na mesa diretora, dialogando com as demais forças políticas que se fazem representadas no parlamento e construindo uma alternativa que esteja a altura do legislativo que Florianópolis merece”. Carla também destacou a busca pelo protagonismo feminino na nova legislatura. “Pela primeira vez na história os florianopolitanos elegeram 5 candidaturas femininas para a Câmara e nós queremos não apenas estar presentes no parlamento, mas ocupar a mesa diretora e representar, também neste espaço, as mulheres da nossa cidade e que foram eleitas para os próximos quatro anos”.