Pular para o conteúdo

Cultura em casa: Duo do Campeche realiza live com recursos de acessibilidade neste sábado (5)

Em tempos de isolamento e toque de recolher, o duo formado pela cantora Fernanda Rosa e o violonista Igor Ishikawa convida Florianópolis a ficar em casa na companhia de boa música popular brasileira com pitadas de erudição em apresentação ao vivo pela internet neste sábado (05), às 19h. A apresentação, contemplada pelo edital SC Cultura em sua Casa, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), estará disponível na página @DuoRosaIshikawa no Facebook com audiodescrição e legendas, acessível para todos os públicos.

“Neste momento histórico, a arte precisa ser reinventada e acreditamos no poder da música, que nos alimenta a alma e nos faz respirar para seguir em frente”, revela Fernanda sobre os desafios do contexto de pandemia. Longe dos palcos da ilha, a dupla sofreu inicialmente com o processo criativo, pois desde sua formação, em 2007, estava acostumada a elaborar arranjos de forma compartilhada. Entretanto, a restrição acabou se transformando em oportunidade de explorar novas linguagens e atingir novos públicos, com uso do audiovisual.

Nas redes sociais eles já circulam com produções em vídeo realizadas neste período. “A gente conseguiu expandir um pouco as nossas possibilidades. A partir do momento que você grava um áudio, faz um vídeo, pode tocar dois violões na mesma música, sobrepor vozes, além de dialogar com o visual. Coisas que a gente sempre tentou fazer nos shows, mas que com os vídeos expandiram os conceitos e os sons que a gente já tinha trabalhado”, conta Ishikawa.

A primeira live do Duo Rosa-Ishikawa contará com recursos de acessibilidade para deficientes auditivos e pessoas cegas, como é o caso de Fernanda, que nasceu com glaucoma e possui apenas 13% de visão.

Repertório

O catálogo de videoclipes criados em 2020 e o repertório da live deste sábado, traduzem o interesse dos músicos pelo cancioneiro brasileiro. “Escolhemos canções que tragam as paisagens do nosso país e a emotividade brasileira. Admiramos compositores que com maestria fazem a fusão do popular e erudito (como Villa-Lobos, Fernando Brant, Dori Caymmi Paulo Cesar Pinheiro), que contam histórias seresteiras (Edu Lobo, Beto Guedes), líricas, ousadas (Guinga, Aldir Blanc), e que retratam nossa realidade social (Milton Nascimento e Tom Jobim)”, detalha a cantora.

A acuidade do duo ao garimpar repertório e a maestria com que unem técnica e interpretação são traços conquistados ao longo da experiência e adquiridos na formação musical de ambos. Graduados pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), os artistas atuam como professores de canto e desenvolvem projetos paralelos individuais e com outras parcerias. Igor também rege corais institucionais e forma novos instrumentistas.

Dedicados neste momento peculiar a compartilhar o melhor de sua experiência artística com o público em casa, o duo deseja “produzir uma arte que possa ser próxima, que leve as pessoas a sentirem as emoções que nos afloram enquanto tocamos”. É só chegar, aconchegar e aproveitar, êxtimadux!

Serviço

Live Duo Rosa-Ishikawa

Quando: 05/12, sábado, às 19h

Local: facebook.com/DuoRosaIshikawa