Pular para o conteúdo

Candidatura coletiva em defesa do SUS

A defesa do SUS e a valorização da Saúde em Florianópolis mobiliza uma inédita pré-candidatura coletiva a vereador para as eleições deste ano no município. O Coletivo Saúde Floripa é formado por seis profissionais com histórica militância nas áreas da Saúde e movimentos sociais. A composição da pré-chapa traz à frente o médico, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Ricardo Baratieri (PT), e o lançamento da pré-candidatura do Coletivo acontecerá na segunda-feira (7), às 19h, por meio de uma live no facebook.com/coletivosaudefloripa.

As candidaturas coletivas serão o ingrediente novo das eleições municipais, mas a experiência advém do pleito de 2018, com a conquista de mandatos coletivos para as assembleias legislativas em de Pernambuco e São Paulo. Para este ano, essa iniciativa deve vir com força. Em Florianópolis, já há mobilizações nesse sentido também por grupos ligados às áreas da Educação, movimentos negro, LGBTQI+ e de mulheres – em sua maioria por partidos de esquerda.

No caso do Coletivo Saúde Floripa, a pré-chapa é composta também pela psicóloga e servidora municipal Livia Maria Fontana, pelo odontólogo e presidente do Sindicato dos Odontólogos de Santa Catarina, Sylvio da Costa Júnior, pela enfermeira Laís Schneider, pelo líder comunitário Marcão Pilar e pelo enfermeiro e professor aposentado da UFSC Jorge Lorenzetti (também concorreu à prefeitura em 1985). “É um projeto desafiador, de contribuir no engajamento e na forma de uma construção de conteúdos e de participação em um mandato coletivo”, explica o médico Ricardo Baratieri que, aos 68 anos, está de volta ao processo eleitoral em Florianópolis, agora representando a pré-candidatura coletiva.

Ouça e entrevista com o Dr. Ricardo Baratieri.

1 comentário em “Candidatura coletiva em defesa do SUS”

  1. Marcos Antônio de Melo

    Estamos juntos, vamos acabar com essas oligarquia em Floripa.

Não é possível comentar.