Pular para o conteúdo

Novos alunos na Banda da Lapa

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa (Banda da Lapa) convida toda a comunidade para a formatura da turma 2019 de teoria musical neste sábado (28/09) às 20h no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha. No evento aberto ao público, os  27 formandos receberão certificados de conclusão do curso de iniciação, além de instrumentos. Haverá ainda apresentações da Banda da Lapa e da sua banda de alunos que já estão na fase de prática instrumental. A formatura marca uma nova fase e os alunos da teoria musical vão passar a ter aulas de prática de instrumentos de clarinete, flauta transversal, saxofone alto, trompete, trompa sinfônica, trombone, bombardino, tuba e percussão.

A escola de música mantida pela Banda da Lapa oferece aulas de música gratuitamente para a comunidade. Durante cerca de seis meses, pessoas de todas as idades estudam teoria musical, para então receber os instrumentos e passar a ter aulas práticas de acordo com o instrumento escolhido. Além de incentivar a aproximação com a música instrumental, o trabalho também visa a manutenção do seu quadro de músicos e mantém essa tradição de mais de 120 anos. Nos últimos 10 anos, a banda capacitou mais de 150 alunos, sendo que alguns passaram a integrá-la como voluntários, tornando possível a continuidade do trabalho de educação musical e preservação de sua história centenária. A instituição também integra a rede de Pontos de Cultura de Santa Catarina.

Em 2019, a Formação Musical na Banda da Lapa está sendo realizada com o apoio do município de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude; Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; através do Fundo Municipal de Cultura 2018. Já os alunos que já concluíram a disciplina de Teoria Musical no ano de 2018, e estão com instrumentos emprestados pela Soc. Mus. e Rec. Lapa, tiveram a continuação de seus estudos com as aulas de práticas Prática Instrumental, e Prática em Conjunto, também com apoio do Fundo municipal.