Pular para o conteúdo

Juntos, preservando o planeta

MOSTRA GRATUITA NO CIC, DE QUINTA A DOMINGO, EXIBE 13 EPISÓDIOS DA SÉRIE “JUNTOS”, SOBRE HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE BUSCAM FORMAS DE VIDA QUE PRESERVEM O PLANETA

A série tem produção da Plural Filmes e direção de Leticia Marques.

“Juntos” é o título da mostra de documentários que será exibida na Sala de Cinema Integrado de Cultura – CIC, de quinta a domingo desta semana e entrada gratuita. Com direção da cineasta Leticia Marques, e produção da Plural Filmes, “Juntos” é uma série, com 13 episódios (os primeiros já começaram a ser exibidos no Canal Curta!), que registra ações coletivas voltadas para a alimentação, meio ambiente, recursos hídricos, bioarquitetura, saneamento e educação. Estas práticas visam respeitar os princípios da permacultura, que une técnicas ancestrais a novos conhecimentos, em prol de uma vida em sintonia com o ambiente, com os animais e entre as pessoas, entendendo a saúde como o resultado de um equilíbrio entre a terra e todos seus habitantes.

A diretora começou a escrever o projeto em 2014 e as filmagens, após parceria com a Plural Filmes e com o Canal Curta!, começaram em 2018. “Foi uma parceria bem sucedida, que possibilitou  eu dirigir a minha própria série documental, com liberdade de criação. Além disso, uma oportunidade de eu levar histórias da Permacultura pelo mundo afora”, enfatiza a diretora. Ela conta que, durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas reuniões com canais de TV por assinatura –  foi quando o Canal Curta! acabou se tornando parceiro e inclusive já exibiu os primeiros episódios da série.

Para Leticia Marques, é fundamental mostrar, com esses documentários, a forma como lidamos com a natureza. A série é inspirada na história de pessoas que decidiram mudar de vida e trabalhar com a terra e de outras que estão no processo de aprendizado para serem mais resilientes e observarem o cuidado consigo mesmas e com os recursos naturais. “É importante a consciência que, ao trabalharmos contra a natureza, estamos indo contra nós mesmos”, observa. Ela tem a expectativa que o público que for assistir aos documentários se sinta tocado pelas histórias mostradas na tela e que essas experiências contribuam para mudanças positivas. “Sentimentos de compartilhamento, amor e esperança são cada vez mais necessários, especialmente nos tempos difíceis que vivenciamos”.

DESTAQUES PARA EPISÓDIOS GRAVADOS EM SC

Leticia Marques é cineasta, documentarista, formada em Cinema pela FAAP SP. Com anos de experiência em Montagem em Publicidade, Moda e conteúdo web, hoje Leticia tem o foco no desenvolvimento e criação de projetos de documentário em Florianópolis  pela sua produtora Black Sheep Filmes. Seu primeiro curta metragem – O Corpo Conforme – ganhou prêmio de melhor filme Júri Popular no 16 Festival Mix Brasil e no, momento, trabalha na finalização do seu primeiro longa metragem de documentário – o Faça Você Mesma.

Aqui ela fala sobre cases gravados em Santa Catarina e a experiência com cada um deles:

Episódio Terra Ancestral

“Este episódio filmamos no Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis. Poder documentar os povos Guarani foi significante, sabendo que Santa Catarina é um dos estados no Brasil que mais tem preconceito aos povos indígenas. As técnicas da Agrofloresta, que apresentamos neste episódio, são praticadas por eles desde sempre. Então, ter este registro foi essencial para um reconhecimento das tradições indígenas na nossa cultura ocidental. A ideia surge quando conheço a Aline e o João que fazem trabalhos de Agrofloresta em algumas aldeias na grande Florianópolis e eles se sentiram à vontade para podermos, junto aos indígenas, filmar o episódio, contar um pouco da tradição oral das plantas medicinais e apresentar a Agrofloresta como um conhecimento indígena ancestral.”

Episódio Agricultura Orgânica

“A importância deste episódio se dá pelo fato de documentarmos agricultores em SC que estão saindo de um modelo convencional para um de transição, para os orgânicos. Sabendo que SC é um estado forte em agricultura familiar, onde a maior parcela é convencional, poder encontrar, então, agricultores que resolveram mudar, junto ao trabalho da Dalva Sofia para um modelo sustentável, é revelante, Principalmente nos tempos que vivemos e com o governo liberando mais agrotóxicos em escala nacional. Ter relatos dos agricultores sobre os malefícios nas suas experiências com estes produtos é atual para alertamos sobre os mesmos e para que outros agricultores possam também escolher uma vida mais saudável para eles e para o meio ambiente.’

Episódio Agrofloresta

“A Permacultura entre as crianças é o primeiro passo para se fazer mudar, para almejar mundos melhores. Começar pelas crianças na educação falando sobre como cuidar da água, da terra, plantar e reflorestar reflorestar é fundamental para que criemos novos modos de se viver e conviver hoje e nos anos futuros. Poder então documentar o trabalho da Andrea junto às escolas nas regiões de Ratones e Costa da Lagoa foi aquela centelha de esperança que todos nós sentimos que precisávamos para o Juntos”.

PROGRAMAÇÃO NO CIC 

Sinopses por dia

Programa 1 – 5a feira – 90 minutos 

Somando Histórias

Tiago e Luciana trabalham com a bioconstrução no bioma do cerrado; Rafaelle leva a  experiência da permacultura para a pré-escola; Andréa regenera florestas e planta árvores com crianças; Aline e João se dedicam a projetos de agrofloresta na aldeia Guarani, território Morro dos Cavalos, e Dalva estimula o pensar na agricultura entre camponeses, enquanto Andrea Pesek transforma espaços urbanos – antes abandonados – em hortas. Histórias que se somam em um mundo em que se quer fazer a diferença e pensar junto novos caminhos.

Terra Ancestral

Antes de se falar em permacultura, agroecologia ou agricultura orgânica, os indígenas, povos tradicionais e ancestrais do território hoje brasileiro, já trabalhavam em comunhão com o meio. Na Tekoá Itaty, conhecida pelos não indígenas como Aldeia Cabeceira de Águas Limpas no Morro dos Cavalos, em Santa Catarina, os Guarani mantém a tradição de cuidar das águas, da terra e dos bichos, assim como sempre o fizeram, resistindo na forma de produzir e pensar o alimento.

Agricultura Orgânica

A agricultura sempre foi orgânica. Experiências de transformação do sistema tradicional com uso de veneno para o plantio de orgânicos junto a agricultores da região do Vale do Itajaí – Santa Catarina.

 

Programa 2 – 6a feira – 90 minutos 

Bioconstruindo

A bioconstrução é um modelo construtivo que se utiliza de elementos naturais na construção civil.  Em pleno cerrado, o IPEC, instituto referência em Bioconstrução no Brasil, formando permacultores há mais de 20 anos, os mutirões possibilitam experiências de construção de casas nos moldes sustentáveis.

Plantando nas Escolas

No interior do Paraná, crianças da pré escola experimentam a permacultura e são estimuladas a sentir a floresta e o meio natural como parte integrante delas mesmas, compreendendo o ciclo do alimento a partir da observação e do convívio com as hortas.

Hortas Urbanas

Em 2014, o estado mais populoso do Brasil sentiu em seu principal centro urbano o colapso iminente, com a crise hídrica que cortou o banho, reduziu a lavagem de roupas e impactou no cotidiano e na cultura de vida do paulistano. Na contramão da crise hídrica, uma iniciativa de plantio de mudas e de proteção de nascentes revela uma cidade possível. Sim, existem horta e nascentes em SP.

 

Programa 3 – sábado – 120 minutos

Agrofloresta

Florianópolis, uma ilha cercada de mar, lagoas e Mata Atlântica, envoltas por uma cidade desigual e um trânsito que desafia projetos de mobilidade urbana. O sítio Çarakura proporciona às crianças de distintas escolas, especialmente das escolas públicas, a experiência de plantar árvores nativas, incentivando o pensar a agrofloresta e os espaços públicos e florestais.

Permacultores

Eles optaram pela permacultura como parte do existir. Vinicius trabalha em um mutirão de

recuperação de nascentes em SP, Alessandra instala fossas ecológicas e sustentáveis em

comunidades rurais de Minas Gerais; Cintia revoluciona a comunidade Chico Mendes com projeto de compostagem da Revolução dos Baldinhos; Karin regenera áreas degradadas pela agricultura tradicional pela agricultura sintrópica, multiplicando suas descobertas e conhecimentos no Epicentro Dalva.

Saneamento Ecológico

A fossa sustentável (BET), também chamada de fossa ecológica e sua implantação via sistema de mutirões envolvendo a comunidade, na zona rural de Extrema, Congonhas do Norte, veio transformar o modo de pensar e agir da localidade. Ao contrário de projetos com soluções ambientais, desenvolvidos e aplicados nos centros urbanos, a Ong Contraponto Educação possibilitou sua execução a partir de envolvimento das pessoas da comunidade rural.

Preservando Nascentes

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes – experiências de

recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio à sempre presente

ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

 

Programa 4 – domingo – 90 minutos

Cuidar da Terra

É sobre a experiência da chamada agricultura sintrópica como regeneradora de florestas e, ao mesmo tempo, produtora de alimentos, uma opção transformadora e enriquecedora para residentes do Sítio Epicentro Dalva, no interior de São Paulo.

Revolução dos Baldinhos

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes – “revolução dos

baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões

relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.

Sintropia na Floresta

Algumas técnicas e ferramentas possíveis da agricultura sintrópica e a agrofloresta a partir de um mergulho no Sítio Epicentro Dalva.

Ficha técnica da série:

Direção e roteiro – Leticia Marques

produção executiva – Marcia Paraiso – Helio Levcovtiz

direção de fotografia – Kike Kreuger

ass de câmera – Karim Rojas

som direto – Ju Baratieri

montagem – Nara Hailer

trilha sonora original – Constantina

edição de som e mixagem – Leandro Cordeiro

colorização – Kike Kreuger

coordenação de finalização – Yasser Socarrás

vinheta gráfica – Marcelo Butti

arte gráfica – Camila Baratieri

SERVIÇO:

MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS “JUNTOS”

Onde: Cineclube Unisul – Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Florianópolis, SC)

Quando: Dias 11, 12, 13 e 14 de julho (de quinta a domingo)

Horário: Das 20h30 às 22h

Entrada Gratuita

Evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/1367710493403968/?event_time_id=1367710500070634