Thiago Ramil apresenta seu novo álbum EmFrente  com show no Campeche

O cantor e compositor gaúcho Thiago Ramil apresenta no Pátio Biergarten (Campeche), às 21h30 desta quinta-feira (29), seu novo disco EmFrente (2018), acompanhado dos músicos Gutcha Ramil (rabeca e percussão), Andressa Ferreira (percussão), Guilherme Ceron (baixo), Lorenzo Flach (guitarra) e Pedro Petracco (bateria). O artista está em turnê nacional e chega a Santa Catarina após apresentações no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. 

O novo disco de Thiago Ramil literalmente segue em frente. Conectado com os novos (e sombrios) tempos, o artista reflete em sua música os anseios de uma geração que procura um lugar ao sol dentro do panorama em que Brasil e mundo estão mergulhados. EmFrente é mais que um disco de artista: produzido por Guilherme Ceron e Thiago Ramil, reúne talentosos músicos que juntos compuseram e enriqueceram os arranjos e as intenções do disco. É um trabalho de amigos e parceiros que vêm produzindo e criando coletivamente, que sabem que esta é uma linha, um caminho a seguir, juntos e fortalecidos, em meio aos acontecimentos e mudanças da atualidade. ‘Acho que uma coisa massa que o Em Frente traz é o diálogo com outros artistas da minha geração tornando o álbum mais abrangente do que o meu universo como compositor’, afirma Thiago Ramil, que compôs algumas das novas músicas com Alércio PJ (Musa Híbrida), Poty Burch, Alexandre Kumpisnki e o Felipe Zancanaro (ambos da Apanhador Só) e Diogo Maestri, e gravou no bairro onde cresceu, dando um clima ainda mais emotivo ao projeto.

Tudo teve início no intenso calor de janeiro quando Thiago Ramil e Guilherme Ceron (produtor e baixista) se mudaram por quase um mês para o estúdio/casa de Wagner Lagemann (engenheiro de som) na zona sul de Porto Alegre, antigo bairro Tristeza. Lá reuniram amigos músicos de múltiplas vertentes e literalmente se entrelaçaram nas canções como afluentes de um rio, dando corpo e força para as narrativas. Gutcha Ramil (percussões/violinos/vocais), Andressa Ferreira (percussões), Guilherme Ceron (Baixo), Lorenzo Flach (Guitarra), Pedro Petracco (Bateria), Felipe Zancanaro (percussões/efeitos) fizeram parte desse processo. As canções do novo disco foram compostas em sua grande maioria entre os anos de 2016 e 2017, com algumas canções mais antigas que foram revisitadas. ‘Penso que este álbum é um encontro entre as minhas experiências a partir da atuação como psicólogo em um abrigo municipal e também pelas vivências como artista independente sobrevivendo na atual conjuntura política e social do país. Desse encontro, nasce uma narrativa mais concreta, bruta, urbana, visceral. O EmFrente explora distâncias e por isso tanto se arrisca no peso quanto se embala na leveza. E nesse contrapeso vai tornando palatável aquilo que por vezes é difícil de digerir’ complementa o compositor. O disco tem participações especiais de Duda Brack, Paola Kirst, Apanhador Só, Fabricio Gambogi, Gutcha Ramil e Andressa Ferreira e dialoga com os artistas desta e de outras gerações.

Juarez Fonseca, crítico de música e colunista do Jornal Zero Hora, ao escrever sobre o novo álbum de Thiago Ramil observa: “A densidade das letras, umas meio surrealistas, outras realistas e sociais, é uma das marcas de Thiago, cuja voz vem lá do fundo. Música inclassificável, nem MPB nem pop, mas séria, intensa, combinando aspereza com suavidade”. Já Aquiles Reis, músico integrante do MPB4 e crítico de música, ao falar sobre o novo álbum do compositor: ” ‘EmFrente’ é um trabalho que me surpreendeu a cada acorde, a cada verso, a cada respiração. Sim, respiração, pois além de compositor audacioso, sua voz lhe sai do peito como um grito recém-desentalado e libertado pela paixão. Sim, paixão, pois“EmFrente” está afiançado por um arrojado amor ao ato de criar”.

Thiago Ramil voltou recentemente de uma pequena turnê em Portugal onde realizou dois shows em Lisboa, um na cidade do Porto e outro em Amarante. Em terras portuguesas deu muitas entrevistas e foi bastante elogiado pelo público que o assistiu. Outro destaque de sua carreira recente é que teve o privilégio de ser contemplado com um lindo espetáculo da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul inspirado em seu álbum Leve Embora (2015). Participou do lançamento do espetáculo na estreia, em Caxias do Sul, e pode ver a plateia lotada nos dois dias de apresentações. Outro projeto no qual está envolvido, A Casa Ramil, lotou o Theatro São Pedro e já é um sucesso nacional.

Os prêmios também marcam presença na carreira de Thiago Ramil.  O disco Leve Embora, de 2015 foi indicado ao 17º Latin Grammys na Categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Recebeu três indicações ao Prêmio Açorianos 2016, sendo premiado nas categorias Melhor Intérprete Pop e Artista Revelação. Recentemente teve o clipe da música ‘Amora’ premiado no Prêmio de Profissionais da Música (Brasília) na categoria Melhor Diretor de Video-Clipe (Emília Abel / Lucas Carneiro Neves)

O projeto gráfico da capa e do encarte de EmFrente é assinado pelo artista visual mineiro Fábio Baroli, que tem um extenso currículo e participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Possui obras, entre outros acervos, no MAN-RJ, MAR-RJ e Museu Nacional de Brasília. Foi indicado ao prêmio PIPA e ganhou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em 2012. Ao longo de sua carreira, além da participação em várias exposições individuais e coletivas, recebeu prêmios em salões e concursos de arte, e teve a obra publicada em catálogos e revistas como a Poets and Artists.

THIAGO RAMIL

Show de Lançamento “EmFrente”

Florianópolis

Data: dia 29 de novembro (quinta-feira)

Local: O Pátio Biergarten ( Rua Vento Sul – Loja 4 – Campeche)

Horário: 21h30

Ingressos:   R$ 30 – R$ 40  (no local)

 

Evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/2010279342385823/

Assessoria de Imprensa:
Linete Martins
(48) 9 9129 53 47
Luiza Coan
(48) 9 8816 4376

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *