Pular para o conteúdo

SINTRASEM: Um sindicato de vanguarda

Foto: Servidores em greve participam da abertura do ciclo da festa do divino

Desde o início do movimento de cooptação das Centrais Sindicais, iniciada no Governo Lula, o movimento sindical brasileiro tem vivido uma intensa crise. Na contramão dos sindicatos distantes das bases, em Florianópolis o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) tem arrastado multidões as ruas em defesa de direitos básicos como saúde e educação. Afinal, qual outro sindicato em Santa Catarina consegue colocar mais de 8.000 pessoas assembleias e atos públicos?

Além de ser capaz de mobilizar as bases, nesses 29 dias de mobilização, assistimos um sindicato ser capaz de promover um intenso debate com a comunidades (Conselhos, Igrejas, Associações) em todos cantos da capital (no morro, no bairro, no centro da cidade). Foi assim na missa do primeiro de maio no Campeche, na igreja do morro do mocotó, na procissão do Divino Espírito Santo. Diálogo claro e intenso com o contribuinte, olhando no olho e esclarecendo os retrocessos que estão em curso. Talvez as demais categorias possam aprender com servidores municipais de Florianópolis.

Confira os últimos desdobramentos da greve na capital

 

1 comentário em “SINTRASEM: Um sindicato de vanguarda”

  1. Rosângela Amorim dos Anjos

    É bom ver um sindicato atuante está gestão não esperava .Temos que resiste estamos cansados de tanta roubalheira a sociedade tem que despertar e quando assistimos conselhos comunidade todos envolvidos nos enche de orgulho .Significa que os movimentos não estão mortos e isto que tem que ser feito .A Câmara hoje perdeu o respeito da sociedade espero que o povo não esqueça que eles nos traiu como fez o Prefeito agora nos resta a luta sem OS e pelo serviço público com qualidade .

Não é possível comentar.