Pular para o conteúdo

Lançamento de Livro – Pablo e o ciclo da água

Segundo livro infantil da Jornalista Raquel Ribeiro será lançado sábado (18/03) às 16:00 na Letraria Livros, no bairro do Campeche. A proposta da obra é levar conhecimento, fantasia e arte, incentivando os pequenos leitores a cuidar do nosso planeta azul. A obra literária faz alguns links com amizade, confiança e transformação, ideal para trabalhar com as turmas do Maternal ao quarto ano do ensino fundamental.

Ciclo da vida – Ao ouvir a história, a criança terá oportunidade de perceber que o que parecia o fim da história (bonecos de neve derretidos) é o começo de outra: neve vira rio, que vai pro mar e um dia evapora e depois chove; pois assim é o ciclo da água. Esse é um conceito importante: na natureza nada se faz, nada se cria. Tudo se transforma! Se formos para um campo mais sutil, vemos que o ser humano também nasce, cresce, envelhece e morre; é feliz, sofre, ama, descansa; um dia se sente frio como o gelo; em outro, está maleável como o rio… e por aí vai.

Transformação da água – Os pequenos sempre se encantam ao observar a mudança de estado (água, gelo, vapor). Apos ouvir a história, podem fazer uma atividade divertida na cozinha, criando bonecos com bola de sorvete, por exemplo. Ou mesmo produzindo um terrário fechado.

Consumo consciente – As crianças maiores podem estudar a “pegada da água” e assim descobrir que fechar a torneira é importante, mas nossa atuação pode ser bem mais eficaz! Basta avaliar uma simples tabela de consumo para se ver como a agropecuária está comprometendo nossos aquíferos, por exemplo. Pablo é link para ótimas aulas de geografia, consumo consciente e economia. Já os pequenos podem traçar o percurso da viagem de Pablo e seus amigos pelo Atlântico.

Planeta Terra – Nossa casa vai além das quatro paredes que chamamos de lar. A forma como a criança vê o mundo e interage com ele muda completamente quando percebe que ele é a nossa grande casa. Não adianta morar num castelo se a água do entorno está escasseando, a biodiversidade sendo ameaçada, a terra contaminada.

A Jornalista Raquel Ribeiro é autora também de A Fuga das Minhocas, que aborda consumo consciente e compostagem de resíduos orgânicos; e do Guia de Compostagem Caseira, que ensina a produzir húmus. A Letraria Livros está localizada na Avenida Pequeno Príncipe 441 – Campeche.

1 comentário em “Lançamento de Livro – Pablo e o ciclo da água”

Não é possível comentar.