Amaro lança CD no rancho da canoa

Amaro e Getúlio – dois grandes da cultura local

Texto e foto : Rubens Lopes

O Rancho de pesca artesanal do seo Getúlio na praia do Campeche é um reduto onde as pessoas do mar se encontram para a partilha. Partilha que garante o peixe na mesa de centenas de famílias e abrigo para a canoa Glória. Ali também acontecem partidas de dominós, música, capoeira, aulas de remo (com o objetivo de manter a tradição da pesca artesanal) e encontros comunitários.

Nesse sábado, quando rompia a tarde, o rancho foi tomado de música com o lançamento do CD solo do compositor Amaro Manoel, “Entre o céu e o mar”. Amaro, é um dos criadores do Grupo Gente da Terra. Grupo que cantou as coisas da ilha de forma singular. A trajetória do Gente da Terra rendeu dois CDs de pura beleza. Nas poesias das letras aparecem as rendeiras, as praias, as mulheres, os pescadores, os manezinhos e o jeito ilhéu de ser. Nas músicas soa a batida do boi de mamão, das festas do divino e das cantigas de ratoeira. Como disse o poeta, “canta tua aldeia e serás universal”, o Grupo Gente da Terra fez isso e encerrou um ciclo. O Grupo terminou, mas Amaro decidiu reunir os amigos e gravar esse novo trabalho.

Por ser um homem do mar e músico militar aposentado, Getúlio Inácio, abriu o rancho para receber Amaro e a comunidade do Campeche e a tarde foi de encontro. Músicos convidados fizeram suas participações, os integrantes do Grupo Gente da Terra cantaram as canções e as pessoas ajudavam no refrão: “Palha, cabana, mar/ Palha, cabana, mar/ Canoa de praia no mar”. Amaro apresentou suas novas músicas e seu canto embalou as pessoas como as ondas do mar. Alguém comentava ao ouvir: “Amaro é o nosso Caymmi da ilha!”. Qual Caymmi o que! Amaro é Amaro, é da ilha, é nosso!

Assim findou, mais um sábado no  Campeche, que também é reduto de pescadores.

 

One thought on “Amaro lança CD no rancho da canoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *